A quantidade de cafeína que você pode ingerir depende da sua genética
Os efeitos da metabolização da cafeína variam de pessoa para pessoa. Em algumas pessoas a cafeína tem efeitos desejáveis, como aumento da concentração e melhora do desempenho, em outras efeitos indesejáveis, como ansiedade e tremores. Isso vai depender de alguns fatores genéticos. .
CAFEÍNA NO CORPO:
A metabolização da cafeína ocorre pela ação de uma enzima chamada CYP1A2. De acordo com seu gene, essa enzima pode possuir a variação “normal” para a metabolização da cafeína ou variante "alterada". Quem possui a variação "normal" é METABOLIZADOR RÁPIDO e quem possui a variante "alterada" é METABOLIZADOR LENTO. .
COMO DESCOBRIR QUE TIPO DE METABOLIZADOR VOCÊ É:
Para saber se você é um metabolizador rápido ou lento existe um teste genético. Porém, você pode descobrir através de um teste com a utilização da cafeína com uma dose inicial de 100mg, equivalente a uma xícara de café. Ao fazer o teste você vai verificar os efeitos que a cafeína provoca no seu corpo e descobrir se você é um metabolizador rápido ou lento. .
.Se durante o teste você perceber que a substância demora para ser eliminada do seu organismo e provoca taquicardia, insônia, ansiedade, é sinal que você é metabolizador lento e precisa tomar cuidado. Os metabolizadores rápidos não terão esses sintomas e podem ficar mais tranquilos quanto ao uso da cafeína. .
.
Quantidade de cafeína que você pode consumir por dia:
Metabolizadores lentos: até 100 mg/dia (1 xícara de café)
Metabolizadores rápidos: até 6mg/kg de peso corporal (não ultrapassar 420mg/dia)